Home » » Top 10 - Actrizes suecas

Top 10 - Actrizes suecas

Suecas. Altas, loiras, de olhos azuis. Verdade? Talvez. Mas não são essas que têm queda para o mundo do espectáculo. Por mais surpreendente que possa soar (porquê este país e não outro?!), a Suécia está taco-a-taco com a França como o país Europeu que mais forneceu actrizes de renome para o glorioso mundo do cinema, inclusive, e em grande parte, para o cinema anglo-saxónico. Só no ano passado, por exemplo, duas novas actrizes suecas deram muito que falar em Hollywood: Rebecca Ferguson e Alicia Vikander (a actual detentora do Óscar de Melhor Actriz Secundária). Ambas juntam-se a um extenso cânone que inclui a maior estrela da história do cinema mudo, uma das maiores actrizes da Idade de Ouro de Hollywood, uma enorme panóplia de bombas sexuais cinematográficas, um extenso rol de Bond-girls (incluindo outras ausentes desta lista como Izabella Scorupco ou Kristina Wayborn), novas revelações que certamente farão história mais cedo ou mais tarde, e muitas outras one-hit wonders, como Pernilla August, que interpreta a mãe de Anakin Skywalker no ‘Episode I’.

Se a Suécia é a terra de realizadores notáveis como Ingmar Bergman ou Lasse Hallström, os cinéfilos mundiais sempre irão agradecer com maior fervor e maior grado, certamente, os contributos deste país para o universo da actuação cinematográfica, quer sejam fãs da qualidade interpretativa ou apenas apreciadores de beleza feminina. E se ambas as qualidades puderem coincidir na mesma pessoa, tanto melhor. Segue-se o meu Top 10 das actrizes suecas que, por um motivo ou por outro (ou ambos!), gravaram o seu nome na história do cinema.


10. Maud Adams

Nascida em: Luleå (1945 - )

Maior prémio recebido: Nomeada para um Prémio Saturno para Melhor Actriz Secundária por 'Octopussy' (1983)

Top 3 Interpretações: Talvez 'Octopussy' (1983), 'The Man with the Golden Gun' (1974) e 'Rollerball' (1975) (não é que tenha visto muitos filmes com ela...)

Num parágrafo: Uma beleza escultural que para sempre será recordada por ser a única mulher a interpretar uma Bond-girl diferente em dois filmes distintos, e em ambos os papéis ter demonstrando quer força, quer vulnerabilidade que as Bond-girls não tinham nos anos 1970. É também a única personagem feminina a dar o nome a um filme de James Bond ('Octopussy'). Mas a sua carreira pouco mais tem a assinalar...


9. Anita Ekberg

Nascida em:  Malmö (1931–2015)

Maior prémio recebido: Globo de Ouro para Actriz Mais Promissora por ' Blood Alley' (1955) 

Top 3 Interpretações: Estava tentado a dizer as três interpretações em filmes de Jerry Lewis ('Artists and Models', 1955; 'Hollywood or Bust', 1956; 'Way...Way Out', 1966), mas suponho que tenha de incluir 'La dolce vita' (1960) algures por aqui... 

Num parágrafo: Não era só uma questão de voluptuosidade e presença, porque muitas outras têm isso. Era também uma questão de espírito, energia e vida.



8. Rebecca Ferguson

Nascida em: Estocolmo (1983 - )

Maior prémio recebido: Nomeada para um Globo de Ouro por 'The White Queen' (2013) 

Top 3 Interpretações: Sinceramente, só a vi em 'Mission: Impossible - Rogue Nation' (2015), mas gostei do que vi.

Num parágrafo: Uma estrela em ascensão com um toque de classicismo invulgar, que na minha acepção deu "uma convincente profundidade" ao seu papel em MI5. Tem todo o potencial para ouvirmos falar muito dela no futuro; mais até, diria eu, que a actriz que segue...



7. Alicia Vikander

Nascida em: Gotemburgo (1988 - )

Maior prémio recebido: Óscar de Melhor Actriz Secundária por 'The Danish Girl' (2015)

Top 3 Interpretações: 'Ex Machina' (2015), 'The Man from U.N.C.L.E.' (2015), e será que 'The Danish Girl' (2015) (não vi ainda)?!

Num parágrafo: A nova menina querida de Hollywood, que explodiu em 2015 com um punhado de interpretações e que agora parece entrar em tudo. Pequena, energética e apaixonada, sinceramente acho que ainda não provou ser tudo aquilo que dizem dela. Mas felizmente, ainda tem muitos anos pela frente para o conseguir fazer.



6. Bibi Andersson

Nascida em: Kungsholmen, Estocolmo (1935 - )

Maior prémio recebido: Melhor Actriz no festival de Cannes por 'Nära livet' (1958) 

Top 3 Interpretações: 'Morangos Silvestres' (1957), 'Persona' (1966), 'Sétimo Selo' (1957)

Num parágrafo: A musa de Ingmar Bergman, para o qual entrou em 13 filmes; uma actriz que nunca singrou muito (ou não quis) internacionalmente, mas da qual vamos sempre recordar a sua delicadeza, a sua profundidade, a sua honestidade interpretativa e, claro, o seu sorriso quente na cara de pele fria.



5. Noomi Rapace

Nascida em: Hudiksvall (1979 - )

Maior prémio recebido: Nomeada para 1 BAFTA de Melhor Actriz por 'The Girl With the Dragon Tatoo' (2009)

Top 3 Interpretações: 'Millennium' (2009), 'Passion' (2012), 'Dead Man Down' (2013)

Num parágrafo: Foi absolutamente brutal como Lisbeth Salander nos filmes suecos da saga Millenium. Mas se é verdade que nunca voltará a ter um papel tão extraordinário como esse, e apesar de não corresponder ao arquétipo sexy de Hollywood, já provou a sua multifacetada qualidade interpretativa; intensa, envolvente, desafiadora de convenções, Falta agora soltar-se do blockbuster de acção ou dos thrillers onde foi parar em Hollywood, para abordar obras mais relevantes...


4. Britt Ekland

 Nascida em: Estocolmo (1942 - )

Maior prémio recebido: -

Top 3 Interpretações: 'The Wicker Man' (1973), 'Endless Night' (1972), 'The Man with the Golden Gun' (1974)

Num parágrafo: Um sex-symbol que sempre se contentou em ser apenas isso e que, muito sinceramente, também não tinha talento para muito mais. Mas tinha algo intangível, um poder atractivo, que a tornaram memorável e marcante. Só assim se explica o seu estatuto de culto em filmes como 'Get Carter' ou 'The Wicker Man', apesar das suas performances serem apenas de poucos minutos...


3. Ann-Margret

Nascida em: Valsjöbyn (1941 - )

Maior prémio recebido: 5 Globos de Ouro (Actriz mais Promissora por 'A Pocketful of Miracles', 1961; Melhor Actriz Secundária por 'Carnal Knowledge', 1971; Melhor Actriz por 'Tommy', 1975; e Melhor Actriz Televisiva por 'Who Will Love My Children?', 1983; e 'A Streetcar Named Desire', 1984) 

Top 3 Interpretações: 'Carnal Knowledge' (1971), 'Viva Las Vegas' (1964), ' The Cincinnati Kid' (1965)

Num parágrafo: Muito mais do que uma bomba sexy com um rosto entre o angelical e o exótico. Uma bomba de energia e vitalidade, um tufão de entretenimento, que continuamente se re-inventou e calou os críticos: excelente como dançarina, excelente como sex-symbol e, quase sem ninguém se aperceber, excelente também como actriz...


2. Greta Garbo

Nascida em: Estocolmo (1905–1990)

Maior prémio recebido: Óscar Honorário em 1955 

Top 3 Interpretações: 'Ninotchka' (1939), 'Queen Christina' (1933), 'Grand Hotel' (1932)

Num parágrafo: Garbo, a Misteriosa. Garbo, a Intangível. Garbo, a Etérea. Garbo, a Divina. A mais elusiva de todas as estrelas da história de Hollywood, que pouco mais fez que 20 filmes e se retirou aos 36 anos de idade apesar de ter vivido até aos 85, foi uma lenda no seu próprio tempo. Uma pose perfeita para o cinema mudo, uma voz grave que se tornou um marco do início do cinema sonoro, e interpretações intensas, maiores do que a vida, um misto de paixão fria e quente, a encarnação perfeita da heroína clássica mas com o toque de modernismo antecipando a emancipação feminina futura. E claro, também sabia rir-se, e quando o fez em 'Ninotchka', deitou a casa abaixo.


1. Ingrid Bergman

Nascida em: Estocolmo (1915–1982)

Maior prémio recebido: 2 Óscares de Melhor Actriz ('Gaslight', 1944; 'Anastasia', 1956) e 1 de Melhor Actiz Secundária ('Murder on the Orient Express', 1974)

Top 3 Interpretações: 'Gaslight' (1944); 'Notorious' (1946), 'Casablanca' (1943)

Num parágrafo: A maior leading lady da história de Hollywood, ou pelo menos da Hollywood clássica?! É bem provável. A bem amada Ingrid não era só uma belíssima mulher no sentido clássico. Era incrivelmente talentosa, cuja melhor característica, para mim, era a ambiguidade com que interpretava os papéis. Conseguia ser lasciva com um olhar ao mesmo tempo que representava a integridade de uma causa. Podia ser intrépida mas com uma chama de paranóia. Conseguia ser indefesa mas esconder um segredo. O elemento comum era que  tinha sempre classe, e é isso que mais recordamos. Não era uma actriz. Era uma lady, uma Dama do Cinema. E sempre irá continuar a ser.

2 comentários:

  1. Faltou citar a atriz e estrela de cinema sueca mais linda e sensual de todos os tempos que é a loura e belíssima diva nórdica de reluzentes e imensos olhos azuis Anita Strindberg que é deusa loura e sueca mais espetacular e sensacional de todo o universo além de ser uma excelente e carismática atriz profissional também.

    ResponderEliminar

Porque todos somos cinema, está na altura de dizer o que vos vai na gana (mas com jeitinho).

Vídeo do dia

Citação do dia

Top 10 Posts mais lidos de sempre

Com tecnologia do Blogger.

Read in your language

No facebook

Quem escreve

Quem escreve
Miguel. Portuense. Nasceu quando era novo e isso só lhe fez bem aos ossos. Agora, com 31 anos, ainda está para as curvas. O primeiro filme que viu no cinema foi A Pequena Sereia, quando tinha 5 anos, o que explica muita coisa. Desde aí, olhou sempre para trás e a história do cinema tornou-se a sua história. Pode ser que um dia consiga fazer disto vida, mas até lá, está aqui para se divertir, e partilhar com o insuspeito leitor aquilo que sente e é, quando vê Cinema.

Visualizações

Seguidores Blogger

 
Copyright © 2015 Eu Sou Cinema. Blogger Templates